Fazendo Belices » Arquivo Mas livro? Não tem brinquedinho não? - Fazendo Belices
Voltando ao youtube e ao blog! \o/
Os dramas do Desafio Méliuz
Visto hoje às 19:45

Em 8 de maio de 2015
desabafo-pensamentos-da-bela category image devaneios-da-bela category image

Estava eu, linda, bela, diva, chyque, phyna (e gordinha) na fila do McDonald’s, esperando a minha salada (cof, cof, Mc Chicken, cof, cof) e eis que ouço a fatídica frase: “Mas livro? Não tem brinquedinho não?” Automaticamente eu pensei que estava ouvindo errado. (Sim, porque eu ainda tenho esperanças quanto ao futuro da humanidade. Estupidamente.) Olhei para o lado (querendo matar o ser que disse isso) e estava ali, uma mulher com o livrinho de brinde do McLanche Feliz nas mãos, fazendo careta como se o livro fosse derreter a mão dela e a filha de uns 3 anos do lado. Daí caiu a ficha de que este maravilhoso mundo (What a wonderful wooooooooorld! ♫) está realmente perdido.

Quando fiquei sabendo da campanha do McDonald’s de incentivo à leitura no Brasil fiquei mega animada. Pensei “FINALMENTE! FINALMENTEEEEEEEE!” (É teeeetra! É teeeeetra!) Só que de que adianta ter incentivo externo se dentro de casa ele não existe?

“Mas, Bela, você não pode obrigar as pessoas a gostarem de ler!” Realmente, não posso. (Que pena!) mas acho errado um pai desmotivar assim um filho que pode vir a amar ler mesmo que a mãe não goste. Essa menininha, que estava com a mãe, provavelmente não será uma leitora no futuro porque a própria mãe acha melhor ela ganhar um brinquedinho que um livro. Será que essa mãe compra livros pra essa criança? Será que essa mãe já leu pra ela alguma vez? Será que essa mãe comprará livros futuramente se ela pedir? Provavelmente não, pelo menos não pela cara que ela fez olhando aquele livro.

Espero, de verdade, que essa mulher mude esse pensamento no futuro. Afinal, já estava entupindo uma criança de 3 anos de comida extremamente gordurosa e cheia “das coisa ruim” (E que eu como e amo também. Cof, cof, hipocrisia, cof, cof), que pelo menos a incentive intelectualmente, né? (NÉ? Que você esteja lendo isso agora, mãe da menina. Tá, duvido que esteja.)

Lembro quando estava no ônibus pra vir embora pra casa e vi que o governo do RJ estava distribuindo livros do Harry Potter (Paixão minha. ♥ Sou imparcial mesmo não, me deixa.) Eu fiquei tão feliz mas tão feliz que fiz uma dancinha da alegria no meio do ônibus junto com um pole dance na catraca do ônibus. Tá, é mentira. Menos a parte em que fiquei feliz. Harry Potter foi uma série de livros que me fez me apaixonar ainda mais por ler e ver crianças sendo incentivadas a ler através dele deixou meu coração quentinho de felicidade. (Oooooooown. ♥)

Eu espero que a leitura continue a ser incentivada pelo Brasil afora, pelo governo, pelo McDonalds, pelos pais. (E que aquela mãe tenha levado aquele livro e lido pra filha dela.) Porque ler nos teletransporta a novos mundos e nos faz viver experiências incríveis sem sair do lugar (A não ser que você esteja dentro de um ônibus, que nem as crianças que eu vi, porque elas tavam saindo do lugar, afinal, o ônibus andou.) Sabe quando uma coisa te faz tão bem que você quer que todo mundo tenha essa experiência? Então, leiam! TÔ MANDANDO.







Tainan 08-05-2015

Não creio, por isso o mundo tá perdido mesmo. Mas vou falar a minha história: com 2 anos tenho uma foto segurando um livro e fingindo que estou lendo, quando o meu pai perguntou o que eu tava fazendo eu respondi “lendo”, então ele me questionou: “o que é ler?” eu respondi: “é ficar segurando um livro bem quietinha”. Claro, imitava meus pais que liam, logo, tanto eu como o meu irmão somos leitores vorazes. Por isso quando questionam que o filho não lê, eu pergunto: você lê?
A criança tende a imitar os pais, essa provavelmente copiará o comportamento da mãe.

http://www.eucurtoliteratura.com

Responder
belahanajima 08-05-2015

hahahahahahaha. “é ficar segurando um livro bem quietinha”. Que fofa. ♥
Minha mãe não lê e meu pai é viciado, eu sou viciada. Meu irmão lê mas nem tanto. hahahaha Os pais influenciam muito mesmo, tanto que eu aprendi a ler com os quadrinhos do Homem-Aranha que eu roubava da estante de casa. XDD

Responder
gabriellysilva123 08-05-2015

Amei o texto <3, meu primeiro livro foi o Querido Diário Otário, fiquei horas na livraria e me apaixonei por livros (e livrarias kkkk, era uma livraria enorme da saraiva em Manaus). E muito importante a pessoas incentivarem as crianças a lerem. Beijos ….

Gabrielly Silva

Responder
belahanajima 08-05-2015

Obrigadaaaa! ♥
Eu aprendi a ler com Homem-Aranha do meu pai, acredita? hahahaha
O incentivo à leitura ajuda muito. Interpretação, criatividade…

Responder
gabriellysilva123 08-05-2015

Sério, eu lembro de eu ler o dicionário kkkk. Verdade, sem falar que te levam para outro mundo. Como se você tivesse lá, fosse a personagem ou um dos amigos dela.

Responder
belahanajima 08-05-2015

Eu lia muitoooooo o dicionário! hahahaha

Responder
Jessica Oliveira 09-05-2015

Mas que amor esse post e concordo com cada palavra.
Eu lembro que uma vez no meu aniversário me perguntaram qual presente eu preferia ganhar. e eu disse: livro !
E todos fizeram cada de – oi? ta doida?
Acho que não tem coisa melhor pra alimentar e exercitar a mente,
Sem contar que faz a gente viajar por vários mundos e sentimentos. ahh que coisa boa é o livro <3
Agora me conta melhor, mas que história é essa do governo do RJ estar distribuindo livros?! Quero informações agoraaaaaa ! kkk

Adorei conhecer o seu blog, muito enriquecido e bem escrito.
Um grande beijo

http://www.quesejaleve.com

Responder
belahanajima 09-05-2015

Ebaaaaa! \o/
É sempre assim quando eu falo que quero liros, desde pequenininha…

Que eu saiba, essa medida é só pras escolas públicas.
Muito obrigada. ♥

Responder
Mayã Meirelles 09-05-2015

Eu ia falar que concordo com tudo o que tu disse e que isso também me irrita muito, mas todo meu pensamento foi por água abaixo ao imaginar a cena de tu fazendo dancinha e pole dance na catraca do ônibus! hahahahhahaaha

Uma coisa que eu acho completamente desmotivadora é a forma como OBRIGAM os alunos a lerem na escola! É pra ser um prazer, uma diversão, não uma obrigação! ¬¬
Outra coisa que desmotiva e que eu já sofri muito com isso é que tem escolas que só deixam pegar um livro por semana e/ou pra ‘sua idade’. Quando eu tava na terceira série eu não podia pegar os livros do Sítio do picapau amarelo pq não eram ‘pra minha idade’ ainda! Daí eu tinha que ler aqueles livros minúsculos, que eu lia quando eu tinha 4 anos! ¬¬

Responder
belahanajima 09-05-2015

Que isso, sou mega sexy! hahahahaha

Também acho! Lembro que na minha época só eu lia os livros. hahahaha

Responder
Luana Moser 10-05-2015

Bela, Belita (tá, parei),
Quando comecei a ler, achei que se tratava de uma criança falando isso, mas ouvi isso de um adulto, é de doer.
Eu concordo com tudo o que você disse. E eu também fiquei muito contente quando vi essa campanha do McDonald’s. É um incentivo e tanto a leitura. é uma pena que existem mãe como essas, que em nada mostram o quanto a leitura é importante para o crescimento de uma criança.
Me entristece saber que existem pessoas assim. Podem me xingar, me chamar do que for, mas eu iria optar por ganhar um livro como “brinde”do Mc, do que um brinquedo, para o meu filho.
Eu espero realmente que um dia isso mude em nossa sociedade. Espero de coração que as pessoas comecem dá valor a leitura.
Beijos.

http://www.leituradelua.com

Responder
belahanajima 10-05-2015

Também espero que mude.

Responder
Laury Alves 10-05-2015

Gente, eu fico indignada com esses pais. Além de não ter educação e cultura, fazem questão de passar essa falta de educação e cultura para os filhos. –‘ Acho linda a atitude de trocar os brinquedos por livros. <3

Responder
belahanajima 10-05-2015

As mães não têm costume de ler, não incentivam os filhos. Triste.

Responder
Coltin 15-05-2016

Hey, you’re the goto exertp. Thanks for hanging out here.

Responder
Carina Tavares 22-05-2015

Adorei seu texto! E concordo com vc, claro que mesmo os pais não lendo a pessoa pode amar ler (como é meu caso), mas seria muito mais fácil despertar o interesse se incentivo viesse desde de sempre, né?
Aliás, hoje estou com um projeto de ficar uma ano lendo apenas literatura nacional! http://www.bananablog.com.br/

Responder
belahanajima 22-05-2015

Obrigada. <3
Os pais podem não gostar mas incentivar o filho a ler é muito bom, ajuda inclusive na escola.

Responder

Comentar






*Para que sua foto apareça aqui é necessário que você tenha uma conta no Gravatar.
*Sem spam e sem xingamentos nos comentários.